terça-feira, 13 de julho de 2010

Como tudo começou...


Há 25 anos, no dia 13 de Julho de 1985, vários artistas se reuniram para lutar pelo "fim da fome na Etiópia" no festival "Live Aid", que aconteceu simultâneamente na Filadélfia (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

Músicos como The Who, Black Sabbath, Mick Jagger, Madonna, Queen, Elton John, U2, Dire Straits, B.B. King, Status Quo, David Bowie, Led Zeppelin, Eric Clapton, Judas Priest, Duran Duran, Santana... Abriram os olhos do mundo para a miséria que assolava o continente africano e chegaram a arrecadar mais 60 milhões de dólares. Essa era voz do rock que falava mais alto.

Deste festival nasceu o hit Do They Know It's Christmas Time At All cantada por músicos do british pop como Sting, Boy George e Simon LeBon.

O concerto idealizado por Bob Geldof, da banda Boomtown Rats, tomou proporções monstruosas em razão da responsabilidade dos artistas envolvidos de um projeto como esse.
Em sua autobiografia, Eric Clapton ainda lembra desse dia:

“Nos hospedamos no Four Seasons Hotel, onde cada quarto estava ocupado por músicos. Era a Music City, e como a maioria das pessoas, fiquei acordado a maior parte da noite na véspera do concerto. Não pude dormir de nervoso. Deveríamos subir ao palco ao anoitecer, e fiquei assistindo às apresentações dos outros músicos na TV durante a maior parte do dia, o que provavelmente foi um erro psicológico”.

O Live Aid estimulou outros festivais de consciência social ocorrerem na década de 80 como o U.S.A. For Africa eFarm Aid.

LIVE 8

Em 2005, após 20 anos, o músico Bob Geldof quis repetir o sucesso, mas por uma causa diferente: pressionar os principais líderes mundiais a perdoar a dívida externa dos países mais pobres do mundo.

Essa "nova ediçao" ocorreu nos países integrantes do G8 e África do Sul e teve novamente a participação de U2, Madonna e Elton John. Além disso, novos artistas se integraram a nova causa como Keane, Greenday e ColdPlay.

Isso mostra que o dia mundial do rock não é apenas definido pela mídia ou música, mas pelo envolvimento político e social (Woodstock!), marcado pelo LIVE AID.


Rock'n'roll não é só música, é atitude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário